Vai nascer a Ecovia de Vidago
Esta intervenção insere-se num plano a longo prazo que prevê a reabilitação da antiga linha do Corgo da cidade de Chaves até ao limite do concelho.
O Município de Chaves aprovou a abertura de um concurso público para a construção da “Ecovia de Vidago”.
O projeto para o “troço 1” da ecovia vem na sequência do Orçamento Participativo de Chaves onde esta ideia saiu vencedora. O troço ligará a avenida Conde Caria e o balneário termal de Vidago.
O corredor ciclo-pedonal usará a antiga linha férrea, unindo a avenida e o balneário e, no entender da autarquia, “reforçando assim o sentido de conjunto e articulação viária com a Rua João de Oliveira”. Este projeto prevê a reabilitação da ponte de ferro (na travessia da Ribeira de Oura), com reabilitação do piso, criação de lugares de estacionamento e alargamento do passeio na EN2. Esta intervenção insere-se num plano a longo prazo que prevê a reabilitação da antiga linha do Corgo da cidade de Chaves até ao limite do concelho.
A obra terá um custo de 265 mil euros e tem um prazo de execução de 3 meses.
Junho 26, 2017
talvez fosse a hora de Vilarinho das Paranheiras usar o espaço da estação para fazerem um hostel com banhos públicos e trazer alguma vida para a aldeia por favor alguém acorde.
Junho 27, 2017
Reparemos na parte final desta afirmação:
…”O projeto para o “troço 1” da ecovia vem na sequência do Orçamento Participativo de Chaves onde esta ideia saiu vencedora”…
São estas as ideias vencedoras destas autarquias. Para ‘ecovias’ há ideias, empenho visíveis, e há dinheirinho: 265 mil euros. Mas para defender um projecto de ferrovia, já não.
Realmente esta gente não é digna dos seus antepassados que com muito menos recursos lutaram febrilmente para avançar com verdadeiros projectos de futuro para a região.
Pois continuem a pensar assim, superficialmente, e apenas em actividades lúdicas de fraco valor acrescentado para a dinâmica social e económica … O turismo nunca sobreviverá muito tempo se não houver uma verdadeira economia e meios que os estruturem convenientemente e lhes deiam vida longa como é a recuperação de uma boa ferrovia regional – como aqui já houve !
Bom dia.