Dois milhões de euros para empreendedorismo em meio rural na região norte

Dinamizar o empreendedorismo em territórios de baixa densidade é o fundamento do EMER-N. Um projeto único a nível nacional que junta incubadoras de empresas, instituições de ensino superior e associações de desenvolvimento local.

A rede de 15 entidades, que funcionam como instrumento de alavancagem dos micro e pequenos negócios, adaptado aos condicionalismos e particularidades do meio rural, pretende alcançar 688 empresas distribuídas por 86 municípios no norte do país.

O projeto tem um investimento de 2 milhões de euros, assegurado por fundos Europeus e direcionado pelo programa Norte 2020, que permitirá que pequenos empresários já estabelecidos e novos empreendedores tenham um apoio permanente de mentores e especialistas na estruturação dos seus negócios.

O envolvimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e de outras entidades de ensino superior está na base do apoio em consultoria especializada. Ou seja, mentores, docentes e investigadores vão auxiliar, a título gratuito, os empreendedores a estar a par dos processos de licenciamento, planos e modelos de negócio, e ainda fontes de financiamento.

O projeto EMER-N vai ser apresentado oficialmente em conferência de imprensa, hoje à tarde, 21 julho, no Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante. A sessão vai contar com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, bem como dos representantes dos municípios, parceiros locais e empreendedores.