RUMA pelo Douro
A Rede Mundial das Cidades de Magalhães propõe uma universidade global para promover a investigação, a ciência e a cultura.
O I Encontro da Rede Mundial das Universidades de Magalhães (RUMA) decorrerá entre os dias 16 a 18 de Janeiro de 2017 e tem como palco Sabrosa e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Este primeiro Encontro irá debater a colaboração e cooperação das Universidades no trabalho em rede e aprovação de protocolos de constituição da RUMA na candidatura à inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO, do bem em série “Route of Magellan.First around the World“. Tenciona-se também obter contributos das Universidades para o V Centenário da Primeira Viagem de Circum-navegação e garantir a participação da RUMA nele. Estão envolvidas 14 universidade de 9 países dos 4 continentes tocados por Magalhães.
O Município de Sabrosa esteve na génese da Rede Mundial das Cidades de Magalhães (RMCM), que foi oficializada a 1 de Fevereiro de 2013, em Sevilha, com propósito da organização de ações conjuntas propostas ao estudo, difusão e valorização de: A Primeira Volta ao Mundo, dirigida por Fernão de Magalhães. Também se destina a promover o conhecimento e intercâmbio cultural, socioeconómico e ambiental.
A criação do RUMA enaltecerá os feitos históricos da Primeira Viagem de Circum-navegação à Volta do Mundo, com projetos de diferentes disciplinas académicas para o desenvolvimento e a paz.
Esta ação enquadra-se no projeto “Os locais e culturas da Primeira Viagem de Magalhães” do qual a Câmara Municipal de Sabrosa é a entidade promotora com comparticipação de fundos europeus (Feder) de 85%.