Chaves estreita relações com Angoulême
Geminação com a cidade francesa já foi aprovada em reunião de câmara
Já foi aprovada em reunião de câmara a carta de compromisso que vai permitir a geminação do município de Chaves com a cidade francesa de Angoulême. Uma aproximação reforçada pelos laços de amizade entre as duas cidades, através de visitas a ambos os territórios por comitivas de um e outro município.
O acordo pretende desenvolver e fomentar políticas destinadas à juventude, através de intercâmbios escolares e de outras ações que venham a revelar-se necessárias para o aprofundamento e estreitamento do relacionamento entre as respetivas populações, bem como a permuta e partilha de ações socioculturais e desportivas e o intercâmbio ao nível do turismo, gestão autárquica e da formação profissional.
Angoulême é uma cidade com cerca de 50 mil habitantes, de origem romana, cercada de muralhas e está localizada num planalto com vista para o rio Charente.
Recorde-se que a cidade de Chaves está geminada com as cidades de Nampula (Moçambique), Bafatá (Guiné-Bissau), Talence (França) e Differdange (Luxemburgo). Mais recentemente, estabeleceu também laços de amizade e cooperação com a cidade francesa de Neuilly-sur-Seine, onde reside uma significativa franja populacional emigrante procedente da região flaviense.