Bolsas de Investigação para estudar património de Chaves
Autarquia vai disponibilizar para este projeto 45 mil euros por ano.
A Câmara Municipal de Chaves vai conceder bolsas de investigação a jovens licenciados para estudo, promoção, preservação e defesa do património cultural, natural, arquitetónico e arqueológico do concelho.
O Projeto de Regulamento de Atribuição de Bolsas de Investigação foi aprovado na última reunião de Câmara, entretanto será submetido a audiência dos interessados, por um período de 30 dias úteis descendo à Assembleia Municipal na próxima sessão, em abril próximo.
Com este projeto, a autarquia pretende despertar o interesse pela investigação da sua cultura, tradição e património, promover o estudo de trabalhos que incidam sobre investigação científica e tecnológica contribuindo para o dinamismo e modernização de Chaves. A iniciativa pretende igualmente atrair recursos humanos qualificados para o concelho, em especial os mais jovens.
As bolsas, com duração de três meses ou um ano, serão direcionadas para apoiar trabalhos de investigação inovadores, em áreas ou temáticas de intervenção municipal de interesse público. O município irá disponibilizar para este projeto 45 mil euros por ano.
A compensação financeira do bolseiro será a correspondente ao valor mensal de 631,98 euros, ou seja 1,5 do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), mais subsídio de refeição (4,52€/dia). Podem candidatar-se às bolsas os cidadãos de nacionalidade portuguesa e residentes no concelho.
As candidaturas deverão obedecer ao preenchimento de um formulário próprio, que será disponibilizado no site do Município ou na Divisão de Recursos Humanos e Ação Social. A análise de candidaturas será realizada por uma Comissão de Seleção de Bolsas de Investigação, constituída em função do tema de investigação da bolsa a conceder.