Será que devemos confiar na IA?
A inteligência artificial foi uma das grandes inovações para o nosso dia a dia. Ajuda nos problemas que o ser humano não consegue resolver, mas será que foi uma mais-valia para a humanidade? E será que devemos ter cautela?
A IA tem trazido benefícios significativos para a sociedade, especialmente no que diz respeito à medicina, permitindo que os médicos encontrem curas para doenças complexas com mais eficácia e precisão. Além da medicina, a AI tem a capacidade de ser imparcial no que toca às emoções, com a tomada de decisões assertivas.
Contudo, a inteligência artificial tem os seus problemas. Uma das maiores preocupações com a IA é a substituição do ser humano pelas máquinas, deixando, assim, a oferta de emprego mais reduzida. No entanto, poderá surgir uma maior especialização da mão humana para manutenção da maquinaria e consequentemente um maior custo associado às empresas por essa mesma manutenção.
Outro cuidado que devemos ter com a inteligência artificial é a privacidade e a segurança de dados, que ultimamente, tem sido alvo de invasões e os furtos de dados pessoais pelos sistemas de IA.
Com o decorrer da guerra e do terrorismo, as armas são substituídas por drones programados para abater os alvos, como é possível ver na Ucrânia. Para realçar esta questão o “Future of Life Institute” publicou uma carta aberta com o objetivo de alertar sobre o perigo das armas controladas por inteligência artificial e os seus possíveis efeitos colaterais.
Em síntese, a inteligência artificial é uma tecnologia poderosa e que, cada vez mais, domina o mundo. Tendo um potencial para melhorar a eficiência, a qualidade de vida e a inovação, mas também pode trazer graves consequências. Assim, é necessário abordar os cuidados relacionados com os empregos, privacidade, segurança e ética.
E vocês tem medo da Inteligência Artificial?