Machos Alfa, volta a dar que falar. A comédia espanhola realizada em 2022, pelos irmãos Alberto Caballero e Laura Caballero, está de regresso aos ecrãs, com mais uma nova temporada, que promete continuar a deixar os espectadores colados a si.

Constituída por três temporadas, 10 episódios cada uma, a série dá palco a uma história de quatro amigos de meia idade que se tentam ajustar, cada um à sua maneira, a uma sociedade onde o empoderamento da mulher é um reflexo, cada vez mais presente, nos dias de hoje.

Pedro, Raúl, Luís e Santi transportam-nos para as suas aventuras e peripécias. Mas não vêm sós. Entre cursos de desconstrução da “masculinidade tóxica”, divórcios e encontros no Tinder, dão-nos a conhecer as suas mulheres ou quem sabe, as suas “ex-mulheres”.

O espectador é contagiado pela boa energia destes compinchas, porque uma coisa é certa, quando e onde eles se juntam “a festa é garantida”. As suas histórias são de fazer doer a barriga de tanto rir e o seu sentido de humor nunca é colocado de lado, num tema que nos diz tanto a nós mulheres e que tão delicado se revela: a masculinidade cega e a sociedade patriarcal.

De uma temática sensível se transformou numa abordagem leve e divertida.

A título de curiosidade, esta comédia foi-me recomendada por uma professora minha, a propósito de um trabalho da sua unidade curricular e não poderia ter sido uma melhor escolha. Valeram-me as genuínas gargalhadas e a reflexão que tão presente se mostra a cada cena.

Confesso que passei algumas vezes, ao lado, desta produção porque o seu título não me atraía, mas de vez em quando, as segundas oportunidades ensinam-nos a voltar ao sítio por onde já passamos.

Julguei o livro pela capa e afinal que agradável surpresa me saiu.

Aconselho esta comédia, se estiverem dispostos a ficarem viciados e a passar um bom serão na companhia deste bando dos quatro.