“Little Women”: O clássico que nunca envelhece
“Little Women”, tanto o livro como as suas adaptações cinematográficas, é um retrato delicado da vida de quatro irmãs: Jo, Meg, Beth e Amy March, que cresceram juntas num ambiente marcado por afeto familiar, mas também por grandes dificuldades sociais. Cada uma delas com personalidades, ambições e sonhos diferentes. Entre laços familiares, desafios da juventude e expectativas sociais impostas às mulheres, a história acompanha a vida delas desde adolescentes até a fase adulta e mostra como cada uma das irmãs tenta encontrar o seu lugar no mundo.
O filme destaca-se pela forma como alterna o passado e o presente. Um dos pontos principais neste filme é a autonomia feminina, principalmente através da personagem Jo March, que se recusa a aceitar o papel tradicional da mulher na sociedade. A luta pela independência feminina está muito presente nos discursos que ela vai tendo com a família e amigos, mostrando o seu ponto de vista em relação ao posicionamento da mulher na sociedade daquele século.
Assim sendo, Little Women é considerada uma obra relevante, que fala com grande delicadeza o significado de crescer e escolher o próprio caminho encontrando a própria voz num mundo que muitas vezes tenta silenciá-la e nem sempre a quer ouvir.