NieR:Automata é um jogo RPG de ação desenvolvido pela PlatinumGames e publicado pela Square Enix em 2017. Conhecido por muitos como uma obra de arte, Automata foi dirigido por Yoko Taro e conta não só com uma história emocionante como também uma trilha sonora brilhante, dando esta um grande impacto ao jogo devido à emoção transmitida tanto pelas vozes como também pelo instrumental.

O jogo decorre numa terra distópica, onde os humanos foram forçados a refugiar-se na lua devido à invasão do planeta por parte de máquinas invasoras alienígenas. Para poder retomar o seu planeta das mãos dos robôs, a humanidade encarrega a YoRHa, uma força especial de androides, de lutar em seu lugar. Os protagonistas são 2B, uma androide de batalha séria com uma personalidade reservada, 9S um androide tipo scanner com a função de hackear e A2, uma androide protótipo desertora.

Durante as suas missões os protagonistas não só lutam como também tem a oportunidade de explorar e melhor conhecer o mundo que antes fora habitado pelos seus criadores, visitando sítios como as ruinas da cidade, o deserto, a Vila de Pascal onde habitam máquinas pacifistas com consciência própria, o reino da floresta, a fábrica, a cidade inundada que na minha mais sincera opinião só dá problemas, o campo da resistência, o bunker na lua que é a base da YoRHa e o meu preferido, o parque de diversões.

Se há algo que realmente é incrível neste jogo é a trilha sonora. Todas as músicas amplificam as sensações e emoções do jogo, adequando-se ao momento e lugar onde são introduzidas, como por exemplo “Memories of Dust” quando chegamos ao deserto, ou “Amusement Park” no parque de diversões. A música é também uma extensão da história como se pode ver na canção “City Ruins”, uma vez que esta possui duas versões, “Rays of light” a qual ouvimos durante grande parte do jogo enquanto 2B e 9S exploram as ruínas da cidade juntos e “Shade” que substitui a anterior após a morte de 2B, representando assim a sombra da separação em que 9S vive agora em busca de vingança. Apesar de a música ser em base a mesma o sentimento transmitido é completamente diferente, a primeira versão transporta-nos para um ambiente calmo e feliz com um ritmo mais lento e pacifico e uma voz que parece que nos embala, enquanto a segunda versão possui um ritmo mais forte e mais impactante que transmite maior inquietação e o desespero na busca por algo. Um facto curioso é que muitas das letras das músicas são de uma linguagem completamente fictícia, tornando claro que o importante não é a letra mas sim as sensações e significados que estão implícitos no ritmo e tonalidade da voz e do instrumental.

NieR:Automata aborda questões como a identidade e consciência, onde os androides começam não só a questionar a sua existência como também a natureza das suas emoções e as máquinas começam a ganhar consciência e a poder finalmente tomar as suas próprias decisões. A manipulação, presente principalmente na guerra entre os androides e as máquinas, uma vez que ambos os lados estavam a ser manipulados por forças superiores sem o seu conhecimento acabando, assim, numa guerra sem sentido, a moralidade e a empatia. A morte acaba por ser o tema predominante pois apesar de toda a destruição e matança ocorrida durante as batalhas do jogo o mais impactante é descobrir que as personagens estão presos num loop em que 2B se torna ao mesmo tempo parceira e carrasca de 9S, acabando por matá-lo quarenta e oito vezes. Como se tal tragédia não fosse suficiente, 9S está preso num paradoxo pois sabe que está destinado a morrer pelas mãos de 2B, mas ao mesmo tempo gosta cada vez mais dela.

Recomendo muito este jogo, seja pela história agonizante, pelos temas impactantes, pelas músicas emocionantes, pelas personagens brilhantes, pelos seus icónicos vinte e seis finais diferentes, sim, vinte e seis! Um dos motivos que me levou a experimentar este jogo foi a quantidade e diversidade de finais, todos representados por uma letra do alfabeto, sendo os primeiros cinco pontos de vista diferentes da narrativa principal e os restantes piadas ou hipóteses. Tudo isto torna Automata num jogo muito completo e acarinhado, um jogo que desperta sentidos e sentimentos, um jogo inesquecível.