O que está mal em Portugal?
Está tudo mal. A economia portuguesa nem se fala, com uma dívida pública elevada e uma taxa de desemprego alta. Um país em que os salários mínimos aumentam, mas o poder de compra diminui. Os impostos aumentam, o IUC é o tema da semana e podemos dizer que os pobres que não tem dinheiro para carros novos e terão de pagar mais enquanto os ricos continuam ricos. Uns pagam estes impostos, outros sobrevivem de subsídios.
Está tudo mal. Na educação fala-se de greves e faltas de professores, mas há muito que devia ter sido feita uma reforma educacional para melhorar a qualidade da educação. Os jovens investem na educação com anos a estudar, mas depois neste país parece que não temos lugar. Lutamos pela educação, pela habitação e por oportunidades para quem em Portugal quer ficar, mas mais uma vez só se fala em emigrar.
Está tudo mal. O sistema de saúde parece sempre estar a colapsar, mas o governo diz que está tudo perto de mudar. A verdade é que nas notícias, diariamente, só ouvimos falar de greves, falta de profissionais de saúde, pessoas que tem de se deslocar para atendimento médico e até de mortes. Até poderíamos ter esperança na mudança, se não estivéssemos desde a altura do COVID-19 numa eterna fila de espera.
Está tudo mal. Desde pequena ouvi falar no envelhecimento da população e na natalidade baixa, mas agora entendo a razão. Num país com problemas na economia, na saúde, na educação e na habitação quem é que vai querer ter filhos nas mãos? As faltas de apoios podem a qualquer um desencorajar e Portugal então procura a imigração para salvar. Os portugueses lutam por habitação, mas nas fronteiras parece que não existe a palavra “não”.
Está tudo mal. A justiça em Portugal parece competir com as filas de espera dos hospitais. É o Sócrates, o BES, a Operação Lex, os emails do Vieira e parece que nunca mais termina tanta escandaleira. O sistema judicial já teve melhores dias, mas num país com falta de transparência e escândalos de corrupção quem no final fica a perder é o cidadão.
Está tudo mal, mas acredito que um dia tudo possa mudar.