Desconectados da Realidade: A dependência da eletricidade
Foi preciso um apagão para as pessoas perceberem que, sem eletricidade, somos apenas humanos, desconectados, mas mais próximos.
A humanidade vive uma era de dependência silenciosa, a da eletricidade. Basta uma queda de energia para percebemos o quanto somos vulneráveis sem ela e foi o que aconteceu na semana passada.
Tudo funciona em torna da energia elétrica, a eletricidade é o fio invisível que mantém tudo em funcionamento, desde o funcionamento de hospitais, transportes, comunicação, abastecimento de água e até a confeção dos alimentos. É uma necessidade vital a todo o ser vivo e, com isso, a sociedade moderna tornou-se refém de sua própria infraestrutura energética.
A eletricidade é, sem dúvida, uma das maiores conquistas da civilização. Revolucionou a medicina, permitiu o avanço das tecnologias de informação e comunicação, transformou o trabalho e o lazer, entre muitas outras áreas. No entanto, essa dependência crescente levanta questões preocupantes.
No dia 28, conseguimos ver, que de facto não estávamos preparados para a falta de energia. Voltamos a sair a rua e a viver a vida sem qualquer tipo de tecnologia. As ruas encheram-se de pessoas, a passearem com os seus familiares e a conviverem uns com os outros, o que já não acontecia e não se via há muito tempo.

Quando tudo se apaga, percebemos o quanto dependemos da luz. Créditos: CNN Portugal .
Foi preciso ocorrer este episódio, para que as pessoas começassem a dar valor às pequenas coisas da vida. A aprender que a vida não é só as redes sociais e os telemóveis. A vida é para ser levada com leveza e com interação entre as pessoas. Existe uma vida lá fora, repleta de recursos que podemos usufruir e utilizar para vivermos a vida de uma maneira mais tranquila e sem a constante necessidade de tecnologias.
Maio 8, 2025
Interesting perspective. It really made me think differently.