“Debaixo da Língua” é um podcast conduzido por Rui Maria Pêgo onde, a cada episódio, convidados de diversas áreas mergulham em conversas profundas e sinceras sobre temas que, muitas vezes, permanecem “debaixo da língua”.

O episódio lançado a 8 de junho de 2023 conta com a participação de João Porfírio, fotojornalista, que partilha o seu percurso e as suas vivências jornalísticas.

 

Natural de Portimão, João, descobriu cedo a sua paixão pela fotografia e decidiu utilizar os seus cliques e registos fotográficos para contar histórias. Com apenas 15 anos, teve a sua primeira fotografia publicada e decidiu mudar-se para a capital para estudar jornalismo. Aos 30, Porfírio é editor de fotografia e repórter fotográfico do Observador, tendo passado também pela Agência Lusa e pelo Semanário SOL. Em 2024, recebeu o prémio Gazeta de Fotografia.

Porfírio cobriu as eleições presidenciais americanas e brasileiras, a guerra no Iraque e na Ucrânia, e acompanhou os incêndios de Pedrógão Grande. Lembra os cheiros característicos dos cenários que fotografou e o som dos mísseis a cair perto do hotel onde estava hospedado na Ucrânia.

Durante a conversa, João expressou as suas preocupações sobre o futuro do jornalismo e explicou o peso que o seu trabalho tem na sua saúde mental.

Em diversos momentos do episódio, o lado humano de João Porfírio faz-se sentir.

Partilha, com franqueza, que o seu regresso da Ucrânia ao final de 75 dias deve-se ao facto de João ter “normalizado a dor das pessoas”. Quando uma mulher lhe conta que viu o filho ser baleado, João apercebe-se que o seu único pensamento naquele momento é a fome que sente por ainda não ter almoçado.

Admite que quando regressou a solo português se sentia como um “extraterrestre”, mas expressa orgulho por nunca ter explorado a dor das pessoas e a sua dignidade para fazer jornalismo.

Admite ainda saber o privilégio que é estar na linha da frente a relatar a atualidade e diz lidar bem com a possibilidade da sua morte. Não entra em pânico em situações críticas, e essa é uma das razões de ter sucesso naquilo que faz.

 

Este episódio oferece uma visão profunda e honesta sobre o jornalismo. É uma conversa sem tabus, muita rica e humana.

É um episódio que merece ser ouvido, mas é importante ter em mente que aborda temas intensos e pesados.

Pedrógão Grande – João Porfírio

Estação de comboios de Lviv – João Porfírio