O volume 32 da Coleção Linguística do Centro de Estudos em Letras (CEL), da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi distinguido com o prestigiado Prémio Antenor Nascentes, atribuído pela Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL). A obra foi premiada na categoria “Linguística, Filologia, Língua Portuguesa”.

Intitulado História do Pensamento Linguístico-Gramatical em Portugal e no Brasil, o volume reúne estudos coordenados pelos investigadores Ronaldo de Oliveira Batista, Gonçalo Fernandes, Neusa Barbosa Bastos e Carlos Assunção. A obra foi publicada em 2025, resultante de uma colaboração científica de vários anos entre o CEL e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) no Brasil. Este acordo incluiu estâncias de estudo, pós-doutoramentos e uma coorientação de doutoramento.

Para além dos editores, a distinção salienta o contributo dos autores cujas investigações integram a obra: Maria do Céu Fonseca, Ronaldo Batista, Neusa Bastos, Ana Silva, Marli Quadros Leite, Maria Helena Pessoa Santos, Ricardo Cavaliere, Sónia Coelho, Susana Fontes, Nancy Casagrande, Regina Pires de Brito, Rolf Kemmler e Maurício Silva. Os estudos abordam diversos aspetos das tradições gramaticais portuguesa e brasileira, bem como questões de norma linguística, perspectivas racionalistas e evolução ortográfica nos dois países.

A Direção do CEL parabenizou os editores e autores pelo prémio, realçando que o prémio constitui um “reconhecimento internacional do rigor e da relevância científica” da coleção e um fortalecimento do diálogo académico entre Portugal e o Brasil.