Projeto promove a região transmontana e celebra a dança contemporânea

Os Teatros Municipais de Vila Real e Bragança uniram esforços na criação do projeto “Algures a Nordeste”, que tem como principal objetivo promover a cultura e o território transmontano e inclui o primeiro Festival de Dança Contemporânea da região.

No último trimestre de 2017 está prevista a estreia de duas produções originais de dança, que contam com a participação das comunidades locais. As restantes estrear-se-ão apenas no próximo ano, altura em que termina o projeto.

O primeiro passo é dado em Bragança, com coreografia de Joana Providência, do Teatro do Bolhão, inspirada nas obras fotográficas transmontanas do francês Georges Dussaud. Em Vila Real, Mafalda Deville, da Companhia Instável, irá apresentar o projeto “Barro”, inspirado no barro de Bisalhães, que foi classificado como património da UNESCO, e no barro de Pinela (Bragança).

Para além destes espetáculos, o mês de setembro será dedicado ao primeiro Festival de Dança Contemporânea da região, em que cada teatro receberá dois workshops e seis espetáculos, de entrada gratuita, que contarão com a participação de companhias bem conhecidas do público.

Paralelamente, desenvolve-se um programa que inclui um roteiro patrimonial e turístico dos dois conselhos, para atrair mais visitantes às cidades parceiras.

“São sobretudo espetáculos de exportação daquilo que temos de melhor”, frisou Helena Genésio, diretora do Teatro de Bragança, ao Diário de Notícias.

Esta ideia é também uma homenagem ao escritor A. M. Pires Cabral.

“Foi baseado no livro dele, ‘Algures a Nordeste’, que se montou toda esta estratégia de promoção cultural da nossa região. Pires Cabral nasceu no distrito de Bragança e agora vive e publica em Vila Real e, portanto, foi o eixo condutor de toda esta candidatura”, explicou a vereadora da Câmara de Vila Real, Eugénia Almeida, em declarações ao Diário de Notícias.

A operação Algures a Nordeste é cofinanciada pelo programa Norte 2020 e pelos Municípios de Vila Real e Bragança.