Pequenos realizadores dão asas à imaginação
Férias de Carnaval ocupadas com Oficinas stopmotion para crianças
O Teatro de Vila Real acolheu durante três dias crianças entre os 5 e 12 anos. Os mais novos tiveram a oportunidade de entrar no mundo do cinema, onde usaram a criatividade para a produção de 40 filmes.
As crianças recorreram à plasticina, aos legos e aos bonecos para criarem um conto, mas foi através da fotografia que deram vida às suas películas.
As personagens preferidas foram os smurfs e as histórias iam de casamentos a festas de aniversário. “Fiz três ou quatro com os smurfs. Num falo do Gargamelo que tenta estragar o casamento, noutro tenta estragar um aniversário.”, disse à UTAD TV Leonardo Torres.
Com o objetivo de fornecer as ferramentas necessárias para as crianças realizarem os filmes que desejam, a educadora Joana Gomes defende que a brincar é que se aprende. “Todo o trabalho é uma atividade simples, é tudo uma brincadeira. Eles estão a brincar e ao brincar estão em aprendizagem.”
Além das brincadeiras e do convívio, as crianças mostraram interesse em levar para casa todas as competências que adquiriram nesta atividade, apercebendo-se que podem fazer o seu próprio filme num tablet.