“Campus Global” é o nome da rubrica que reúne um conjunto de trabalhos realizados por alunos do 3º ano de Ciências da Comunicação, na cadeira de Webjornalismo, com entrevistas a alunos estrangeiros que se encontram a estudar na UTAD no âmbito do programa ERASMUS.

Natural da cidade espanhola de Málaga, Katia Villatoro é uma jovem de 21 anos que se encontra em Erasmus em Portugal, mais concretamente em Vila Real. Na Universidade de Málaga estuda Jornalismo, mas ao longo deste semestre primeiro semestre do ano letivo 22/23 encontra-se na Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro (UTAD) no curso de Ciências da Comunicação no âmbito do programa de ERASMUS.

Itália e Portugal eram as suas primeiras opções para o programa de mobilidade internacional tendo em conta a proximidade cultural e geográfica dos dois países com Espanha, mas Portugal acabou por ser a escolha de Katia tendo em conta que não era necessário nenhum diploma ou certificado de inglês para vir estudar para as terras lusitanas. A estudante andaluz referiu ainda que a boa opinião de colegas próximos que já tinham vindo estudar para várias cidades portuguesas foi outro motivo desta escolha.

Relativamente à sua experiência na UTAD, Katia conta que adora o eco campus tão verde da universidade e elogia ainda os restantes alunos e docentes que, segundo a aluna, se mostraram sempre muito simpáticos e acolhedores. A estudante espanhola salienta também a cantina que, apesar de estar sempre com muita cheia, tem comida muito boa e barata.
A cidade transmontana não ficou atrás em elogios já que a aluna se mostrou maravilhada com locais como o Parque Corgo e o Pioledo, sendo os autocarros urbanos e os seus atrasos habituais o único motivo de queixa ligado à cidade.

Em geral, a universitária malaguenha revela-se admirada com a cultura de Portugal, ressaltando a gastronomia, principalmente o bacalhau, os rissóis e doçarias como pasteis de nata e bolas de Berlim. Katia diz que durante esta experiência já aproveitou para visitar outras cidades portuguesas e refere-as como tendo um encanto especial, apontando que já pondera voltar novamente em ERASMUS num possível mestrado.

Em suma, Katia Villatoro recomenda todos os estudantes a fazer Erasmus em Portugal, não só pela inesquecível experiência, como também pela apreciação geral que teve da cultura portuguesa, de Vila Real e da UTAD.

Mário Pinto e Rodrigo Costa