“Campus Global” é o nome da rubrica que reúne um conjunto de trabalhos realizados por alunos do 3º ano de Ciências da Comunicação, na cadeira de Webjornalismo, com entrevistas a alunos estrangeiros que se encontram a estudar na UTAD no âmbito do programa ERASMUS.

Igor Hebdzinski nasceu na Polónia. Um país do Leste Europeu, na Costa do Mar Báltico, conhecido pela sua arquitetura medieval e herança judaica. Com o desejo de viajar pelo mundo e estudar fora, Igor Hebdzinski realizou uma pesquisa sobre Espanha e Portugal em relação ao funcionamento de Erasmus nestes países. Aos 23 anos, no mês de junho do ano 2022 embarcou numa aventura. Foi em Portugal, no distrito de Vila Real, que descobriu a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e logo lhe despertou curiosidade. Igor deixa a sua terra fria e diz que rapidamente se adaptou ao nosso verão – “fiquei apaixonado pelo clima de Portugal” – com dias muito longos e temperaturas agradáveis.

O estudante de Línguas adora o seu curso e afirma que prefere estudar em Portugal, pois considera que as disciplinas sejam mais simples do que na Polónia. Diz que “a Universidade está a outro nível, por causa do seu eco campus, composto por uma natureza incrível”.

Inicialmente este jovem sentiu algumas dificuldades dentro do Campus, manifestou algum desapontamento com a disposição da mesma: “forneceram-me o mapa da UTAD, no entanto sentia-me perdido”. Contudo sentiu-se acolhido pelos seus colegas de turma assim que chegou. “Tenho bons amigos aqui! Assim que cheguei apresentaram-me a cidade e nesse mesmo dia fomos sair à noite, para o B-clube”, contou. Em certa parte, Igor confessa estar desapontado, pelo facto de maior parte dos jovens não saberem falar a língua inglesa. “Apesar disso não tenho qualquer problema em acompanhar a matéria””, disse.

Ainda não decidiu se quer permanecer em Portugal, no entanto, está nos seus planos realizar novamente ERASMUS num país diferente. Afirma que não pretende ficar na Polónia e que Portugal está na sua lista, visto que adora a conexão do mar e das montanhas. “Vejo Portugal como uma escapatória, adoro passear, ver cascatas, estar mais em contacto com a natureza. Na Polónia sei que não tenho essa oportunidade e aqui tenho tudo o que sempre sonhei”, referi, acrescentando que tem uma pequena lista de locais a conhecer próximos de Vila Real como Pedras Salgadas, Serra do Marão e Alvão, e um pouco mais distante, o Gerês. Sente curiosidade em conhecer mais sobre o nosso país e uma das partes favoritas sobre viajar é explorar cozinhas e experimentar novos alimentos.

Igor acredita que a culinária de um país é tão importante para sua identidade cultural, bem como a história ou idioma. O estudante já teve a oportunidade de provar os típicos pratos
nacionais, já que o Oceano Atlântico influenciou muitos aspetos da cultura do país: a
sardinha e o bacalhau “e não é só de bacalhau de que a culinária é feita em Portugal, os
doces também são simplesmente fantástico”.

Este jovem, com uma notória trajetória de vida, para além de ter conquistado muita
experiência e ter realizado o desejo de viajar por Portugal, também teve a oportunidade
de conhecer a nossa cultura e gastronomia. O autoconhecimento e autonomia é de facto
uma das vantagens do programa ERASMUS, estar distante da nossa zona de conforto, da
família e dos amigos é um grande desafio. Hoje estuda com um enorme fascínio para
desenvolver um papel fundamental na sua futura carreira.

Beatriz Parada e Rita Sampaio