“Este contexto de estúdio, de câmaras, de ação é… o meu habitat natural”

A jornalista Estela Machado partilha com os alunos de Ciências da Comunicação o seu percurso televisivo.

No dia 30 de outubro, Estela Machado visitou a UTAD para realizar uma palestra promovida pela unidade curricular de Jornalismo.

Na sequência da aula inaugural, a diretora de Informação e Programação do Porto Canal deu uma entrevista exclusiva à UTAD TV. 

Em conversa com Filipa Araújo, Estela revelou que a mudança da RTP para o Porto Canal foi uma decisão que causou bastante surpresa ao público e ao seu círculo social. Porém, não se arrepende da sua escolha.

Desempenhar um cargo de gestão de pessoas como diretora de informação e programação foi  um grande desafio. Exercer um papel de liderança foi uma nova experiência, mas acredita que é um processo de aprendizagem.

Durante o seu percurso na RTP, viveu a evolução do jornalismo na televisão. Este foi um período de ascensão da informação, onde todos os meios de comunicação apresentavam notícias. Estar num canal de caráter local/regional não influenciou na abundância de informação divulgada diariamente. Para Estela, o mais difícil é ter um momento onde se “desliga” das notícias, já que atualmente estão presentes por todo o lado.

Para a jornalista, a reportagem é a base de todo o trabalho jornalístico e algo que espera voltar a fazer.

Estela Machado deixa uma mensagem para a nova geração de jornalistas. A preocupação com a maior exigência no mercado de trabalho surge com uma maior diversidade de trabalho, mas com grande irregularidade e instabilidade. A remuneração precária e a falta de especialização em determinadas áreas também são fatores discutidos.