São 11 Investigadores da UTAD que estão entre os mais referidos do mundo em 2022, de acordo com o “World’s Top 2% Scientists”.

Paulo Fernandes, investigador na área da Floresta; Jaime Sampaio investigador no domínio das Ciências do Desporto; Helder Fraga, investigador no âmbito das Alterações Climáticas e Agronomia; Alice Vilela, investigadora do setor de Enologia; Fernando Pacheco, investigador da esfera da Engenharia do Ambiente;  Amélia Silva, investigadora do campo da Farmacologia; Berta Gonçalves, investigadora do ramo da Fisiologia Vegetal e Luís Cardoso, investigador do domínio da Micologia e Parasitologia.

Neste ranking é escolhido um conjunto de investigadores de todo o mundo e de diferentes áreas, onde o seu trabalho foi reconhecido, devido ao destaque que deteve no último ano.

Em anos anteriores, já outros investigadores da UTAD, tinham sido distinguidos neste ranking. Entre eles, Paulo Fernandes e Eduardo Rosa, investigadores no ramo Agroalimentar; Fernando Pacheco, Jaime Sampaio e Fernando Peixoto, investigadores no domínio da Química e Verónica Bermudez, investigadora na área da Energia.

John Ioannidis, da Universidade de Stanford (EUA), é o responsável por esta lista e a última atualização da ‘World’s Top 2% Scientists list’ compila os indicadores de citações em todos os domínios científicos de mais de 210 mil investigadores.