A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) organizou, no passado dia 7 de outubro, a Conferência “Universidades e desenvolvimento regional”, em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa.

O seu objetivo é reforçar a sua presença junto das comunidades portuguesas, na Europa e no mundo, atraindo cada vez mais jovens lusodescendentes para estudar no seu campus, enquanto promove também as suas competências técnicas e científicas e o saber fazer junto dos empresários de origem portuguesa espalhados pelo mundo.

O Reitor da UTAD, Emídio Gomes, abordou a grande transformação do país e da região nas últimas décadas, o papel que as universidades portuguesas, e em particular a UTAD, tiveram neste processo. Para além disto, abordou também o papel da UTAD como uma “instituição de referência europeia e mundial em vários domínios, da viticultura e enologia às ciências do desporto, das tecnologias à economia e gestão, da saúde e nutrição às alterações climáticas” e sublinhou ainda que a instituição “quer ser um destino universitário de primeira escolha para os jovens lusodescendentes que queiram vir estudar para Portugal”.

A conferência, que decorreu no Salão Eça de Queiroz no Consulado Geral de Portugal em Paris, incluiu uma apresentação da coleção de Vinhos e Queijos Alumni da UTAD. A prova contou com a presença do Cônsul-Geral Adjunto, Filipe Ramalho Ortigão, do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco Portuguesa, Carlos Vinhas Pereira, do Diretor-Geral do Ensino Superior, Joaquim Belchior Mourato, e de vários representantes da Comunidade Portuguesa em França.