Dia do Pensamento Crítico
No próximo dia 13 de março, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) sediará o “Dia do Pensamento Crítico”, um evento que visa despertar a consciência sobre a importância do pensamento crítico e criativo no mundo contemporâneo.
Organizado com o intuito de incentivar os estudantes a desenvolverem habilidades fundamentais para a resolução de problemas complexos, o encontro promete ser um marco na formação dos futuros líderes.
O evento, que contará com a participação de cerca de cem estudantes, será palco de um estimulante concurso de ideias. Nele, os participantes serão desafiados a aplicar competências de pensamento crítico e criativo na resolução de problemas reais, abrangendo contextos do dia a dia e do mercado de trabalho. Os participantes serão distribuídos em grupos cooperativos e multidisciplinares, onde terão a oportunidade de explorar cenários atuais, especialmente os mais complexos.
Quatro cenários foram selecionados para este desafio, abordando questões como a ansiedade climática entre os jovens, o papel da inteligência artificial na educação, o impacto da literacia e da informação na utilização de ferramentas digitais por parte dos jovens e o combate à desinformação. Os estudantes serão encorajados a integrar um grupo e a propor soluções inovadoras, utilizando as ferramentas de pensamento crítico que serão partilhadas durante as atividades iniciais do dia.
Os grupos apresentarão as soluções, que serão avaliadas com base em critérios específicos, e os selecionados como os melhores de cada cenário terão a oportunidade de representar a UTAD no “Dia do Pensamento Crítico INTERINSTITUCIONAL”, agendado para o dia 19 de abril de 2024, na Universidade Lusófona de Lisboa. Este evento interinstitucional promete reunir as mentes mais brilhantes de diversas instituições, consolidando a importância do pensamento crítico como uma ferramenta essencial na resolução de desafios contemporâneos.
O “Dia do Pensamento Crítico” na UTAD surge como uma iniciativa pioneira que visa não apenas promover o desenvolvimento académico dos estudantes, mas também prepará-los para os desafios do mundo real, onde a capacidade de análise, reflexão e resolução de problemas se torna cada vez mais crucial.