O que distingue a pseudociência da ciência? Esta foi a principal questão discutida na Aula Inaugural da Licenciatura em Ciências da Comunicação.

Os alunos da unidade curricular Comunicação de Ciência tiveram, esta segunda-feira, uma aula via Zoom conduzida por David Marçal, cientista e divulgador de ciência. O autor do livro “Como Perder Amigos Rapidamente e aborrecer pessoas com factos e ciências” falou sobre as características da ciência e os argumentos usados pela pseudociência.

David Marçal na Aula Inaugural. Créditos:YouTube da UTAD TV.

David Marçal fez uma analogia entre ambos os conceitos, através de representações da Idade Média. “Esta diferença entre o conhecimento baseado em argumento de autoridade – uma coisa é verdade porque pessoas muito importantes, vivas ou mortas, dizem que é verdade e o conhecimento baseado na observação e na experiência (…) é, essencialmente hoje, a diferença entre a ciência e a pseudociência”, referiu.

O cientista alertou ainda para o perigo da pseudociência que, de acordo com ele, “é um problema na nossa sociedade, que tem vindo a ser cada vez mais inundada pela desinformação”. 

A sessão terminou com um espaço dedicado ao esclarecimento das perguntas dos espectadores acerca do tema.