Academia de Notícias chega à UTAD
As vozes dos estudantes de comunicação da universidade transmontana podem agora chegar às páginas dos jornais nacionais.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é uma das 11 instituições de ensino superior que integram a Academia de Notícias. A iniciativa tem como objetivo promover a literacia mediática e fortalecer a ligação com outras universidades.
O protocolo foi assinado em março entre a UTAD, representada por Fábio Ribeiro, diretor da Licenciatura em Ciências da Comunicação e a Notícias Ilimitadas, grupo proprietário do Jornal de Notícias, O Jogo, Volta ao Mundo, Evasões e Notícias Magazine.
A Academia de Notícias pretende dar visibilidade a trabalhos desenvolvidos por estudantes e recém-licenciados, que poderão ser publicados em jornais como o JN, O Jogo e a TSF. No âmbito desta iniciativa, vão ser atribuídas quatro bolsas de investigação jornalística, no valor de 2.500 euros cada. As candidaturas decorrem de 12 a 30 de maio.

A nova geração do jornalismo começa aqui. Créditos: Jornal de Notícias
O projeto vai estar envolvido em ações promovidas e propostas pelas universidades integrantes no projeto, que se demonstrem úteis e inovadoras na promoção da literacia mediática, no combate à desinformação e na defesa do jornalismo de qualidade e transparente.
As bolsas de investigação na área do jornalismo integram diferentes formatos jornalísticos, desde projetos em texto, vídeo, som, dados ou até formatos mistos.
A Academia de Notícias abrange, ainda, áreas de publicação dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nos sites dos três títulos, pacotes de assinaturas para as instituições de ensino e ações conjuntas entre as diferentes universidades.