“Campus Global” é o nome da rubrica que reúne um conjunto de trabalhos realizados por alunos do 3º ano de Ciências da Comunicação, na cadeira de Webjornalismo, com entrevistas a alunos estrangeiros que se encontram a estudar na UTAD no âmbito do programa ERASMUS.

Ana Álvarez é uma estudante de Educação Básica, de 22 anos, de nacionalidade espanhola, que vive em Ceuta, uma pequena cidade autónoma de Espanha que está localizada a norte de África.

Desde que se lembra, sempre gostou muito de crianças e pretendia ter uma profissão na qual pudesse estar em contacto com elas, por isso após o secundário decidiu estudar Educação Básica na Universidade de Granada, em Espanha.

Agora, no terceiro ano do curso, optou por fazer Erasmus e escolheu Portugal como destino dessa aventura. Mais concretamente a universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

A decisão de fazer Erasmus partiu da vontade de viver noutro país, com pessoas da sua idade, uma aventura que não se imagina a reviver num futuro próximo. Por acréscimo, sempre teve o apoio dos pais, não só para fazer Erasmus, uma experiência que sempre consideraram muito positiva, mas também em relação à escolha do país, já que não fica muito distante de Espanha.

A escolha por Portugal baseou-se na opinião de amigas que já tinham visitado o país e gostaram muito da experiência, mas também porque sempre foi um país que lhe chamou à atenção.

Até agora, tudo tem correspondido às expectativas. Considera que Portugal tem sítios muito bonitos e incríveis, gosta muito da comida e as pessoas são encantadoras e sempre a trataram com educação. Porém, confessa que o que lhe custa mais é o clima frio ao qual está a ter alguma dificuldade em se habituar. Estar em contacto com uma nova língua também tem sido, por vezes, um desafio. A estudante conta que na maioria das vezes consegue comunicar com facilidade com as pessoas, mas por vezes tem alguma dificuldade em compreender o que é dito durante as aulas. No entanto, os professores são sempre muito compreensivos e tentam sempre ajudá-la como conseguem.

Quanto à cidade de Vila Real, é uma cidade que a surpreendeu pela positiva, principalmente pelo ambiente universitário que diz ser único. Cá tem tido a oportunidade de viver com mais três estudantes espanholas que não conhecia até ter vindo para Portugal e que tal como ela, estão a fazer Erasmus. O facto de viver com outras estudantes e estar fora da sua zona de conforto tem sido positivo na medida em que a ajudou bastante a ser mais independente e menos tímida. O ambiente em casa também tem ajudado bastante, já que se entende muito bem com as colegas de casa que se tornaram suas amigas quase de imediato e sente-se muito à vontade com elas visto que todas estão a passar pela mesma experiência e se podem ajudar umas às outras.

Ana descreve esta experiência como única e muito enriquecedora, uma aventura lhe tem dado a oportunidade de aprender sobre outras culturas e graças à qual conheceu pessoas incríveis, tanto do próprio país como de outros. Não sentiu dificuldades em adaptar-se nem em integrar-se e sempre se sentiu em casa. E é por estes motivos que recomenda esta experiência a todos os estudantes que tenham a possibilidade e o interesse em fazer Erasmus.

Beatriz Machado, Mariana Fernandes e Vânia Moura