Regressam o VII Clave e o VIII Real Academicvs

Está de regresso a 11 de fevereiro o VII Clave, o Festival de Tunas Femininas realizado pela Vibratuna, no Teatro de Vila Real,  às 21 horas.

As Tunas a concurso são: C’a Tuna aos Saltos – Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira Interior, Sirigaitas – Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, As Fans – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra e a Tun’Obebes – Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho. Estarão ainda a extra concurso a Transmontuna – Tuna Universitária de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Vibratuna – Tuna Feminina da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os bilhetes, estudante e não estudante, a 4 e 5 euros respetivamente, podem ser adquiridos junto de um membro da Vibratuna ou na bilheteira do Teatro de Vila Real, não sendo permitida a entrada a menores de 3 anos.

Mas a animação não acaba por aqui! O Festival VIII Real Academicvs também já tem data marcada.

A Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro leva ao Teatro Municipal de Vila Real este Festival de Tunas Mistas, dias 3 e 4 de março.

O programa arranca com a realização de uma serenata, às 21h00 (3 de março) pelas ruas da “Bila”, e a 4 de março, também pelas 21h00, as tunas mistas sobem ao palco do teatro para um espetáculo que promete entreter o público com muita boa energia, disposição e alegria.

No final serão entregues sete prémios às tunas a concurso.

Este evento tem como objetivo “dar a conhecer a cidade de Vila Real às pessoas provenientes das diferentes partes do país e promover a Bila e o espírito académico”, explica a Tuna Académica da UTAD.  Este convívio entre tunas “é uma demonstração à comunidade da Bila do que é uma tuna: união, família, integração, boa disposição e boémia”.

O preço dos bilhetes será de 5 euros para adultos e 3 euros para estudantes. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal de Vila Real. A Tuna Académica da UTAD faz saber ainda que parte do lucro dos bilhetes do espetáculo reverte para a Associação “O Bugalho”.

A Tuna Académica da UTAD surgiu em Maio de 1983 e é a Tuna mista mais antiga do país no ativo. Desde logo optou por um reportório de música popular, que provinha da recolha feita pelos próprios elementos que, para tal, se deslocavam às aldeias dos vários concelhos Transmontanos e pediam às pessoas mais idosas que lhes cantassem as músicas da sua terra. Numa fase posterior começaram a conjugar-se as músicas populares com letras de cariz universitário. Neste momento a tuna conta com 30 membros ativos.