A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Liga Portuguesa Contra o Cancro assinaram um protocolo colaborativo com vista a apoiar doentes oncológicos e os seus familiares. O átrio da reitoria da UTAD, recebeu esta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, o Secretário-Geral da LPCC do Núcleo Regional do Norte, Fernando Ribas, e o Vice- Reitor da universidade, Eduardo Rosa, para proceder à formal assinatura da colaboração.

Eduardo Rosa, Vice-Reitor da UTAD, salientou a importância desta parceria para a vida académica dos utadinos e a sensibilização dos estudantes, tanto do secundário como do básico.  Referiu, ainda, o peso e a necessidade de combater fatores de risco, como o tabaco e o álcool que, cada vez mais, contribuem para o aumento de cancros.

O Secretário-Geral da LPCC-NRN, Fernando Ribas, reconheceu a UTAD “como uma das universidades mais dinâmicas e jovens”. Para além disto, demonstrou todo o compromisso que a LPCC tem em apoiar a investigação e fornecer formação aos profissionais de saúde que lidam, diariamente, com doentes oncológicos.

Este é mais um avanço significativo na vida da academia transmontana. O protocolo virá, ainda, fortalecer outros serviços oferecidos pela LPCC, como os de Educação para a saúde, Formação, Investigação e Projetos conjuntos.