Concurso de ideias e soluções tem por base o uso de competências de pensamento crítico.

A 28 de fevereiro e a 19 de abril celebra-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) o “Dia do Pensamento Crítico”. Estudantes do ensino secundário ao universitário vão ser desafiados a procurar soluções para problemas que não conhecem fronteiras.

Este evento, promovido pelo Grupo do Pensamento Crítico e Criativo da UTAD (webPACT),  vai contar com a presença de cerca de 200 alunos, professores e profissionais de diferentes escolas, empresas e organizações de diversas áreas.

“A UTAD tem promovido a implementação de currículos que privilegiam o pensamento crítico, nomeadamente através de um extenso programa de formação para docentes, que lhes permite, passo a passo, transformar as suas unidades curriculares e as suas práticas”, sublinha a docente Caroline Dominguez.

Água, desperdício alimentar, envelhecimento demográfico, crise climática e movimento estudantil serão os cenários que vão pôr à prova as competências e as disposições do pensamento crítico e criativo na resolução de problemas reais complexos.

No dia 28 de fevereiro os participantes vão trabalhar em grupos colaborativos e heterogéneos, sob a supervisão de professores tutores e especialistas em cada área. Seguir-se-á a apresentação de soluções e/ou tomadas de decisão dos grupos para que sejam eleitas as melhores propostas para cada cenário.

Depois, a 19 de abril, os membros das melhores equipas de cada instituição juntam-se, também na UTAD, criando equipas interinstitucionais, para debater e apresentar as suas ideias a um júri, composto por especialistas convidados, que vai eleger a “melhor” solução “coletiva” para cada cenário.

Os principais objetivos desta iniciativa são: 1) consciencializar os diferentes intervenientes para a importância do pensamento crítico e criativo no mundo atual, 2) fomentar nos alunos a prática do pensamento crítico e criativo, de forma sistemática e estruturada, como apoio à resolução de problemas reais e à tomada de decisão, 3) divulgar o papel da UTAD na promoção do pensamento crítico nas comunidades académica e profissional.

“O Dia do Pensamento Crítico foi pensado na UTAD para que os participantes se familiarizem, adquiram e apliquem essas competências na resolução de problemas reais atuais. Isso ajudá-los-á a ficarem melhor preparados para os desafios que irão enfrentar como futuros profissionais e cidadãos ativos”, conclui Caroline Dominguez.

O webPACT é uma comunidade de aprendizagem e investigação criada em 2012 que visa promover a reflexão e a partilha constante de boas práticas de ensino. Coordenado por Caroline Dominguez, docente da UTAD, o webPACT agrega cerca de meia centena de professores dos ensinos secundário e universitário, estudantes de doutoramento e investigadores de diversas áreas do conhecimento.