Relvados do Atlético de Bilbao monotorizados por investigadores da UTAD
Clubes de Espanha e Portugal estão também a avaliar esta parceria.
Os relvados do estádio do Athletic Club de Bilbao, Espanha, estão a ser monotorizados por investigadores do CITAB da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Em 2017 foi iniciada uma parceria com empresas de soluções de iluminação LED, que permite conciliar o conhecimento científico dos investigadores na área da Fisiologia Vegetal, com o know-how tecnológico das empresas.
Esta parceria CITAB-Loki-andled permite desenvolver soluções otimizadas, para cada estrutura específica, através de uma instalação piloto. O trabalho dos investigadores do CITAB passa pela monitorização, recuperação e manutenção dos relvados, por forma a avaliar a eficiência da tecnologia em teste.
Nos estádios mais recentes os relvados são mantidos em condições de sombra o que dificulta o crescimento, recuperação e manutenção de um tapete vegetal homogéneo, sendo este um dos problemas que os clubes desportivos mais reportam, assim como os custos tempo e recursos humanos associados a esta recuperação.
Os resultados deste trabalho já vão sendo conhecidos. Refira-se que a intervenção em desenvolvimento no estádio San Mamés, Bilbao, permitiu já uma redução dos custos energéticos em 83%, o que gerou interesse entre outros clubes espanhóis e também portugueses.
FONTE: UTAD