Ana Barros, diretora do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) iniciou, em 2014, um estudo sobre formas de valorização do engaço de uva.

Ana Barros, entusiasta de uma investigação ativa, garante que o creme que desenvolveu com base neste produto apresenta uma atividade antioxidante extremamente elevada. O brilho e as suas propriedades anti-envelhecimento e anti-manchas são o reflexo de um estudo aprofundado desenvolvido ao longo de anos e que é hoje, também, considerado relevante no tratamento médico do pé diabético.

Investigadora há muitos anos, aplicada nos seus projetos, Ana Barros esclarece que trabalhar na indústria cosmética foi sempre um sonho que quis cumprir. Ao longo da carreira, enfrentou vários desafios que a tornaram uma pessoa que valoriza a conquista e que expressa a sua vontade de não apenas idealizar, mas de colocar em prática e concretizar.

 

 

 

 

Este projeto, de caráter sustentável, que garante o aproveitamento de um material descartado pelas indústrias vitivinícolas, pode ser utilizado na área da cosmética e na área farmacêutica, possuindo características antibacterianas, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

 

Trabalho realizado por: Catarina Rosa e Sandra Roque