Ana Cristina Matos pretende analisar a gestão da água em zonas urbanas. A investigadora da UTAD baseia o seu trabalho na utilização de duas células de teste com cerca de 4 m2, com fachadas constituídas por paredes simples e sendo o isolamento destas, efetuado com o sistema ETICS (tem dupla função: gerar conforto térmico e atenuar a propagação de sons).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A primeira célula apresenta uma cobertura verde, que é constituída por um não tecido 100% poliéster e por cima do mesmo, tem uma camada de vegetação. Já a outra é composta por uma chapa metálica. A monotorização das células de teste inclui a medição dos valores da temperatura e humidade relativamente ao interior e exterior de cada uma das células.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O interesse em investigar as coberturas verdes tem a ver com várias componentes ambientais da gestão das cidades, entre as quais a água. Como se observa nos últimos tempos existem grandes situações de cheias rápidas nas cidades, que se deve à impermeabilização, logo este projeto pretende diminuir os caudais de ponta de cheia.

O objetivo é medir a permeabilização e criar soluções baseadas na natureza que irão ajudar nos problemas existentes e fazer gestão da água em meio urbano. Tendo por base o que foi referido, os resultados esperados são, perceber qual destas células retêm mais água.

Autoria: Ana Coelho e Sara Salgado