Quando éramos pequenos, perguntavam-nos o que queríamos ser quando fôssemos adultos. Queriam saber quais eram os nossos sonhos e o porquê de serem aqueles e não outros. No caso da investigadora Ana Barros, o sonho da infância foi comprometido por uma paixão que a fez sair do seu berço vianense para viajar até Aveiro, a “Veneza portuguesa” e, por fim, instalar-se em terras transmontanas, em Vila Real.
Ana Barros sonhava em ser escritora ou jornalista, mas quando, aos 15 anos foi assistir a uma aula de Química Prática do irmão, os planos mudaram.

A investigadora e professora é docente na UTAD há mais de 20 anos, e pelas suas mãos já passaram várias ideias para a criação de novos cursos universitários. Para além disso, é diretora do Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e, de momento, coordena seis projetos de investigação.

Vamos ficar a conhecer a pessoa por detrás da investigação e a conhecer os projetos que coordena e em que está envolvida, bem como as motivações que a levam a seguir este que é o seu maior sonho.

Trabalho realizado por Teresa Cunha e Marta Fernandes