O Crédito Agrícola distingue, todos os anos, os avanços mais marcantes nos setores da agrícola, agroalimentar e florestal, através da realização do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola, que já vai na 10º Edição. Os projetos tem que ter a sustentabilidade como principal preocupação.

O projeto TrunkBioCode da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi reconhecido na categoria Resposta e Stress Bióticos e Abióticos. Consiste na criação de um biossensor de DNA que tem como objetivo a identificação de Doenças do Lenho em Videira (DLV), in loco, através de uma amostra mínima de material para não comprometer a viabilidade das árvores.

O biossensor não necessita de mão-de-obra especializada, e a análise que realiza dura cerca de 5 a 10 minutos. Para à viticultura, constitui uma ferramenta essencial, pois impede a plantação de videiras contaminadas com DLV e pode ajudar a detetar videiras doentes na vinha, eliminando-as precocemente.

A UTAD em colaboração com a Requimte, o Instituto Superior de Agronomia, a Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa e o Instituto de Ciências de la Vid y el Vino de Espanha criaram este projeto.