O objetivo é fazer com que a "Chama do Jornalismo" se acenda.

“A Chama do Jornalismo” é o mote da segunda edição das Jornadas do Jornalismo, desenvolvida pelo jornal académico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), O Torgador.

O evento terá lugar nos próximos dias 20 e 21 de março, no Complexo Laboratorial da UTAD e contará com a presença de figuras do panorama jornalístico português, workshops dinamizados por professores e, ainda, momentos lúdicos com alunos da academia.

Perante um evento recente, testado, pela primeira vez no ano anterior, Ana Rita Cunha, atual diretora do jornal, confessa que “a primeira edição foi um dia de muito sucesso” e que, por isso, “há agora muitas expectativas”. Mesmo assim, para a segunda edição “fomos mais ambiciosos e criamos o evento com dois dias, com pessoas das várias áreas do jornalismo para tornar mais dinâmico e apelativo”.

Diogo Linhares, vice-diretor d´O Torgador, reconhece que “é impossível não ficar associado ao ano anterior e não sentir o peso de fazer algo bom novamente”. No entanto, as motivações da nova direção passam por “entregar o máximo de conhecimento àqueles que decidirem participar e fazer com que a «Chama do Jornalismo» se acenda e se desenvolva para algo bonito”. Um dos objetivos é “dar a conhecer ainda mais o nosso trabalho e marcar a nossa presença na academia”, afirmou Ana Rita Cunha.

Composto, exclusivamente, por estudantes, surgem várias preocupações. Mas, para Diogo Linhares, “lidar com emergências faz parte do conceito de organizar um bom evento.”

As Jornadas do Jornalismo são direcionadas a todos os alunos da academia transmontana e as inscrições estão abertas até dia 19 de março.