Marcelo Rebelo de Sousa espera que "a escolha seja incentivo para preservação" desta arte ancestral "que já era, aliás, Património Cultural Nacional".

Num comunicado publicado na passada quarta-feira no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicita o município de Vila Real pelo reconhecimento por parte da UNESCO do processo de fabrico do Barro Preto de Bisalhães como Património Cultural e Imaterial a Necessitar de Salvaguarda Urgente, referindo que, “depois de outras distinções da UNESCO, nomeadamente ao Fado e ao Cante Alentejano, esta é mais uma chamada de atenção para antigas tradições portuguesas, em diversas artes e em diversas regiões.”

Uma distinção, segundo o presidente “tanto mais importante quanto esta olaria transmontana, com raízes quinhentistas”, que “se encontra ameaçada de extinção.” Marcelo espera que “a escolha da UNESCO seja um incentivo para que se preserve uma atividade que já era, aliás, Património Cultural Nacional.”