Agenda Ibérica do Conhecimento e Ensino Superior pode ser o passaporte para Espaço Europeu de Investigação.

Manuel Heitor, Ministro da Tecnologia e Ensino Superior já tem em sua posse a Agenda Ibérica desenhada pelos reitores portugueses e espanhóis que, ontem e hoje (28 e 29 de maio), reuniram na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O plenário dos reitores antecedeu a Cimeira Ibérica, que decorre hoje e amanhã (29 e 30 de maio) na região duriense e em Vila Real. Neste contexto, o Conselho de Reitores Portugueses (CRUP) e o Conselho de Reitores Espanhóis (CRUE), propõem uma Agenda Ibérica do Conhecimento e Ensino Superior (AICES), numa altura em que a União Europeia já está a preparar o programa de fundos após 2020.

O documento está estruturado em 10 pontos e agrega cerca de 50 iniciativas. As medidas apresentadas pretendem implementar um espaço ibérico de ensino superior capaz de agilizar a criação de cursos e graus conjuntos entre Universidades dos dois países, reconhecimento de graus e diplomas, acreditação única e promoção da mobilidade de estudantes, docentes e pessoal não docente.

A afirmação dos países ibéricos no Espaço Europeu de Investigação é outro dos objetivos a alcançar, considerando necessário, para tal, melhorar a articulação com os governos de Costa e Rajoy no fortalecimento da capacidade de investigação e reforçar a intervenção da delegação conjunta em Bruxelas.

Valorizar o conhecimento e promoção do desenvolvimento; potenciar a utilização e estudo das línguas ibéricas; desenvolver projetos mobilizadores para um desenvolvimento de base científica; impulsionar a cooperação mediterrânica; uma cooperação mais efetiva a nível de matérias como o ambiente, mar e espaço; desenvolver um programa Retenção de Talent; promover um alargamento ibérico dos programas nacionais de apoio à investigação e organizar conjuntamente formações para equipas de gestão universitária, são outras das medidas inscritas neste documento conjunto.

Recorde-se que o CRUP é uma entidade de coordenação do ensino universitário em Portugal e integra como membros efetivos o conjunto das Universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa, num total de 15 instituições, sendo a CRUE a entidade homóloga que, por seu lado, reúne um total de 76 universidades espanholas, sendo 50 delas públicas e as restantes 26 instituições de ensino privadas.