FIA aprova curva 26, a última do traçado do Circuito transmontano, para inovar mundial de turismo

O conceito é usado no WRX mas vai ser introduzido pela primeira vez no Circuito Internacional de Vila Real, na prova FIA WTCC do fim de semana de 24 e 25 de junho. A Joker Lap foi desenhada para introduzir maior competitividade nos traçados citadinos, que nem sempre favorecem as ultrapassagens e exige que os pilotos usem uma parte alternativa do circuito (pelo menos uma vez), tanto na corrida de abertura como na corrida principal.

A Joker Lap no Circuito Internacional de Vila Real vai ser desenhada na última curva do traçado, curva 26, com a aprovação da FIA e das autoridades locais, usando a rotunda da M Coutinho, como já era o desejo do WTCC.

Os pilotos terão de fazer a rotunda virando primeiro à esquerda e depois virando à direita, ao contrário do que acontece no traçado regular, retomando a pista na reta da meta. É esperado que a Joker Lap adicione 2 segundos ao tempo normalmente feito pelos pilotos, o que poderá aumentar as oportunidades de ultrapassagens.

A localização da Joker Lap será destacada, de forma a facilitar o seu reconhecimento aos espetadores, e os grafismos usados pelo WTCC permitirão entender de forma instantânea se os pilotos já a efetuaram.

A Joker Lap não poderá ser tomada antes da 3ª volta de ambas as corridas, mas poderá ser testada nos treinos livres do dia 24 de junho.

O piloto Tiago Monteiro, que no ano passado conseguiu uma vitória histórica em Vila Real, já reagiu à novidade na prova a contar para o mundial de turismo, considerando “ótimo tentar novas ideias, novas opções para apimentar o espetáculo. Quando se está na pole position, de facto não se quer a Joker Lap, porque não se quer perder a liderança. Mas não saindo da pole position, há uma nova oportunidade para ultrapassar “.

O desenho da Joker Lap está ainda sujeito à inspeção final da FIA no dia 21 de Junho.