O projeto envolve mais de 120 investigadores.

| por: Bruno Fernandes e Helena Margarida

Foram dois dias de jornadas para fazer o balanço de um ano de atividade do projeto Interact. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Regia Douro Park acolheram a iniciativa que pretende ligar o setor empresarial ao académico.

O projeto, que envolve mais 120 investigadores, é considerado por Rui Cortes, coordenador do projeto, como “o maior da UTAD”, representando um investimento de mais de 4 milhões de euros, vindos de fundos europeus. No primeiro dia (dia 12), foram apresentadas as primeiras conclusões e os trabalhos dos bolseiros de investigação do projeto.

Ao fim do primeiro ano de atividade, o Interact apresenta agora três novas linhas de investigação: (ISAC, BEST e VTALITY WINE). São linhas encadeadas e que foram apresentadas aos stakeholders (“partes interessadas”) na quinta-feira (dia 13), durante o último dia das Jornadas.

“As universidades estão de costas voltadas para os empresários e vice-versa”, diz Rui Cortes

Há dificuldades no relacionamento entre as universidades e os empresários. Rui Cortes refere que “Portugal é o país da Europa onde o setor privado menos investe na investigação”. “Há dois mundos que têm de se conjugar” para aproveitar as oportunidades que os “projetos europeus” oferecem.

O projeto Interact tem uma duração de três anos.