O tema da 26ª edição do Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI) na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) é “Abril: Olhares”, com datas marcadas para hoje e amanhã.

O encontro realiza-se anualmente, organizado pelo Departamento de Letras, Artes e Comunicação da UTAD e está a decorrer no anfiteatro 1.10 do Polo1 da Escola das Ciências Humanas e Socias (ECHS).

Com a participação de mais de trinta pesquisadores de comunicação, cultura, literatura, artes e linguística, este evento apresentará uma performance artística realizada pelos alunos do curso de Teatro e Artes Performativas.

“O mote deste ano é a celebração dos 50 anos do 25 de abril e a sua importância na sociedade portuguesa. A vasta participação de investigadores é a prova de que vale sempre a pena celebrar abril, a partir de diferentes olhares e ângulos”, afirma a Pró-Reitora para Cultura e Serviços de Documentação, Daniela Fonseca.

O Encontro Internacional de Reflexão e Investigação possui um extenso programa de apresentações.  “Os muitos portugueses do pós-25 de abril”, “O Estado Novo e o cinema: O Pátio das Cantigas”, “Retornados em Vila Real: da integração às pós-memórias”, “Os 50 anos de abril e a terceira modernidade: o neobarroco, a altermodernidade e a hipermodernidade em Valter Hugo Mãe”, “O nosso chão tem sonhos e vontade: Análise Crítica do Discurso Multimodal de duas músicas de intervenção, ‘Uma canção a Zé Mário Branco’ (A Garota Não) e ‘A tourada’ (Naifa)” e “Memória histórica, espaço público e comunicação intercultural no cinquentenário de abril” serão alguns dos temas abordados.

Conta ainda com 3 sessões plenárias com a presença de Ana Clara Santos , Paula Osório e Rosa Cabecinhas provenientes da Universidade da Beira Interior, do Algarve e do Minho.

O encontro será encerrado com a peça “E com 30 minutos de abril”, protagonizada pela companhia Filandorra-Teatro do Nordeste .