O Trump ganhou. O mundo perdeu.

Nunca pensei que isto fosse acontecer, mas aconteceu. Donald Trump (DT) é oficialmente o novo presidente dos EUA. Como assim, América?

Custa a dizer mas custa muito mais a interiorizar. Acabou de ser eleito o presidente mais xenófobo, egocêntrico e oco que o Mundo já viu. Mundo, notem bem. Sendo os EUA o país mais influente e com mais poder no Mundo, temo e tenho noção de que esta escolha não se prende só com a presidência dos EUA mas também com a liderança do Mundo. Como assim, América?

O homem que afirma que homossexualidade é doença, o homem que não quer saber dos outros países a menos que lhe ofereçam algo em troca (“Só estou interessado na Líbia se nós ficarmos com o petróleo. Se não, não tenho interesse.” – DT, 2011), o homem que ofende os emigrantes (“Quando o México manda o seu povo para os EUA, mandam pessoas que têm um monte de problemas e trazem esses problemas para nós. Eles trazem as drogas, trazem o crime, são violadores.” – DT, 16/06/2015), o homem que defende o uso e livre circulação de armas (“Se as pessoas que foram mortas em Paris tivessem armas, pelo menos eles teriam uma oportunidade de lutar. Não é interessante que esta tragédia tenha ocorrido em um dos países com uma das leis de armas mais duras do mundo? Lembrem-se: onde ter armas é um delito, só os delinquentes as possuem.” – DT, 07/01/2015), o homem que tanta “Trump(a)”, permitam-me a redundância, disse durante a sua campanha eleitoral, é agora o novo residente da Casa Branca. Como assim, América?

Não tenho boas palavras a dizer sobre isto. Irresponsabilidade e imaturidade são as palavras de ordem para descrever a posição dos americanos que se reflete neste resultado. Um resultado que premeia a ignorância, a indiferença, a desigualdade, o conflito e o egoísmo. Um resultado que premeia a decadência dos EUA e que leva consigo todo o Mundo, incluindo Portugal. Como assim, América?

Quem dera à América ter um presidente como o nosso porque neste momento “Há alguma coisa muito errada com a saúde mental do presidente. Ele está completamente louco.” (Donald Trump acerca de Barack Obama em 2012/Anabela Mendes acerca de Donald Trump em 2016)

O Trump ganhou. O mundo perdeu.

Fonte