Foi entre violas e violoncelos que ecoaram os primeiros acordes daquele que é o único festival de Tunas Mistas em Vila Real.

Com a duração de dois dias, a 10 e 11 de março, o evento organizado pela Tuna Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) procurou aliar ao espírito académico a vontade de ajudar. “Decidimos associar-nos à Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, sabemos que eles precisam de algum apoio monetário e bens alimentares, então decidimos que 10% da bilheteira revertia para eles e decidimos também fazer uma recolha de alimentos à entrada do teatro”, disse Daniela Balouta, magister da Tuna Académica da UTAD à UTADTV.

A primeira noite ficou marcada pelo romantismo. Com a Capela Nova como pano de fundo, fizeram-se ouvir as mais belas serenatas acompanhadas pelo ritmo e boa disposição. Vestidas a rigor e vindas de todo o país, as Tunas mostraram que a folia não é a única causa que as move. Quem comprova é António Ferreira, membro da Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes dias “Passar a imagem que a tuna não é só coboiada, não é só bebidas, não é só noite, mas para além da música, também é tentar fazer o bem em prol dos outros e em prol da sociedade.”

Na segunda noite foram as acrobacias que fizeram as delícias do público. Após uma abertura realizada pelos alunos da Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real, o Teatro de Vila Real transformou-se no palco de confrontos entre os concorrentes nas categorias de instrumental, solo, pandeireta e estandarte. Porém, foi a Tuna Académica de Oliveira do Douro que alcançou o título de melhor tuna.

Seja em que categoria for, foi na entreajuda que todos se destacaram.