Reitores Portugueses e Espanhóis vai reunir, em Vila Real, nos próximos dias 28 e 29 de maio.

Os representantes máximos das Universidades de Portugal e Espanha irão aprovar e apresentar, aos respetivos governos e no quadro de realização da Cimeira Luso-Espanhola de Vila Real, uma Agenda Ibérica do Conhecimento e do Ensino Superior (AICES).

Segundo o comunicado conjunto emitido pelos responsáveis das duas entidades: “A modulação das agendas de ciência, inovação e ensino superior exige hoje respostas marcadamente transnacionais e inclusivas”.

Por esta razão, e cumprindo os objetivos estratégicos definidos pelo CRUP Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) e a CRUE (Conselho de Reitores das Universidades Espanholas) terá lugar um plenário conjunto, também em Vila Real, a 28 e 29 de maio.

“Ao convergirem num espaço geográfico comum, Portugal e Espanha são, assim, convidados a coordenar-se e a afirmar a sua presença num espetro alargado de intervenção que tem no enquadramento europeu o seu principal desafio e a sua principal fronteira”, afirma o mesmo comunicado, acrescentando que “tal significa que a marcação dos seus roteiros de desenvolvimento está dominada e sujeita a dinâmicas de excelência e competitividade onde a formação, a qualificação e a capacitação das futuras gerações assumem desafios de primeira grandeza que apenas os sistemas de ensino superior, de ciência e de inovação conseguem superar”.

“Pretende-se, deste modo, e particularmente através da AICES, potenciar a presença ibérica na Europa e, ao mesmo tempo, convergir em geografias de intervenção mais alargada, em África e na América Latina, onde os dois países já desenvolvem individualmente a sua presença em todos os domínios específicos cobertos por esta nova agenda comum”, concluem os responsáveis.

Recorde-se que o CRUP (www.crup.pt) é uma entidade de coordenação do ensino universitário em Portugal e integra como membros efetivos o conjunto das Universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa, num total de 15 instituições, sendo a CRUE (www.crue.org) a entidade homóloga que, por seu lado, reúne um total de 76 universidades espanholas, sendo 50 delas públicas e as restantes 26 instituições de ensino privadas.