Para lá do ecrã do computador há todo um Mundo para descobrir!

A expressão “Vá para fora cá dentro” nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje. Sente-se confortavelmente no seu sofá, numa cadeira na varanda ou numa espreguiçadeira no jardim e faça check-in nesta viagem.
O novo coronavírus obriga-nos a ficar em casa, mas não nos impede de visitar países, Parques Naturais, a Grande Muralha da China ou o Mónaco. Entre também no projeto Portugal em 360º e explore o nosso país. Visite as igrejas e outros espaços que pode ver de perto como locais classificados como Património da Humanidade.
Viajar através das redes sociais também pode ser uma escolha. Exitem canais no Youtube e perfis no Instagram dedicados exclusivamente a relatos de viagens e imagens de vários pontos do mundo.

Se gosta de teatro, entre em cena através das sessões que o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Aberto, Teatro do Noroeste e o Teatro Politeama disponibilizam.
O Teatro Aberto, em Lisboa, vai apresentar online seis peças representadas nas suas temporadas com o projeto “Teatro Aberto em Casa”, com cartaz até 29 de abril. Pode assistir às peças de teatro às 21h00, na página oficial da companhia de teatro.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, também vai disponibilizar todos os dias, até 9 de abril, uma peça de teatro diferente no canal de Youtube da companhia.

Para os cinéfilos o road book dos filmes e séries passa pela Netflix, YouTube e outras plataformas de streaming. Onde uma ida ao cinema com os amigos também não está posta de parte. Preparem as pipocas para a sessão porque a Netflix Party dá uma ajuda: uma extensão do Google Chrome que permite que grupos de amigos possam ver filmes, séries e documentários ao mesmo tempo e fazer comentários. Basta fazer log in, selecionar o programa a ver, partilhar o link para visualização com o grupo de amigos e surgirá uma janela de chat onde é possível enviar mensagens em tempo real.

A quarentena pode ser uma oportunidade colocar a leitura em dia. Se já esgotou o “stock” da sua biblioteca pode fazer download de e-books no site da editora Leya, na Biblioteca Digital Camões ou no arquivo digital da Biblioteca Nacional. Na Biblioteca Livros Digitais, um projeto do Plano Nacional de Leitura Ler+, encontra livros para crianças e adultos, e ainda vídeos explicativos e materiais de apoio sobre cada obra.

Os livros, filmes e séries são boa companhia, mas é bom variar. Em tempos de isolamento, ir a um museu não é possível mas, graças ao Google Arts&Culture, o museu pode vir até nós. A Google Arts & Culture fez uma parceria com mais de 500 museus e galerias em todo o mundo. Se estiver de quarentena, pode visitar as melhores coleções de arte de sempre sem sair do sofá e de forma gratuita. Alguns museus têm até “vista de rua”, que permite ao utilizador passear pelo museu da mesma forma que passeia pelas ruas do Google Maps.

A Academia Time Out, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, é conduzida pelo foodie Rodrigo Meneses e a sua equipa. É a primeira escola de cozinha a funcionar dentro de um food hall. É um espaço para aprender, aperfeiçoar e partilhar o amor pela comida. Desde “não sei estrelar nem um ovo” ao “sou um Chef estrela Michelin”, há workshops para todos. E depois ainda há almoços e jantares com live cooking, programas para miúdos e cursos para turistas – uma recordação mais saborosa – no mínimo – que um galo de Barcelos. Garantem!
Apesar do mercado estar fechado temporariamente, a equipa da Academia Time Out não quer que perca o ritmo aos seus cozinhados. e lança um desafio a quem está em quarentena: “Sabemos que não é fácil estar em casa, e na hora de inventar programas até a imaginação tem os seus limites. Por isso, a Time In preparou uma série de desafios que o vão ajudar a quebrar a rotina, enquanto aprende e experimenta coisas novas todos os dias. Receitas, filmes, projectos para fazer com os miúdos, livros e pequenas histórias. Todos os dias trazemos algo novo para fazer, ouvir ou aprender, enquanto está em casa. Escolha um dos temas e acompanhe-nos diariamente para enfrentar o desafio seguinte”.
Desafio aceite?