A linha já está a funcionar e conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS24 passou a disponibilizar uma plataforma de atendimento por videochamada, dedicada aos cidadãos surdos. Este novo serviço para surdos entrou em atividade na passada terça-feira, também funciona através do site do Serviço Nacional de Saúde, podendo ser utilizado por hospitais e centros de saúde que precisem de atender cidadãos surdos presencialmente.
Esta plataforma irá “assegurar o esclarecimento destas pessoas”, explica António Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, contando para o efeito com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que irão prestar atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana.
Estes profissionais ficarão responsáveis por fazer a mediação com o enfermeiro do SNS24, através de uma plataforma de atendimento de voz.
Refira-se que os parâmetros do Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento permanecem iguais, mudando apenas na forma de acesso.
“Além de garantir o acesso destes cidadãos a esta linha, esta plataforma pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o internamento hospitalar ou em situação de isolamento profilático”, informa o secretário de Estado da Saúde, destacando ainda que “a disponibilização desta nova ferramenta vem reforçar aquele que é o espírito do próprio SNS: prestar um serviço de qualidade e equidade, acessível a todos os cidadãos, que não deixa ninguém para trás”.
Uma opinião que é partilhada por Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, sublinhando que esta é uma “iniciativa muito importante para estas pessoas, que agora poderão aceder de forma plena a este serviço” e garante que “o Governo continua empenhado em garantir que os cidadãos surdos disponham de acessibilidade aos restantes serviços públicos”.
Até então, o SNS24 disponibilizava um canal de conversação no seu site, que funciona através de uma caixa de chat online e que se irá manter.
O novo serviço resulta de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Federação Portuguesa da Associação de Surdos, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.