A atribuição deste selo internacional coloca a UTAD e os seus serviços de ação social entre as 28 organizações portuguesas que têm esta distinção.

Os Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (SASUTAD) foram distinguidos com o Selo de Excelência “Effective CAG User” pela Direção Geral do Emprego e da Administração Pública (DGAEP). “Um reconhecimento internacional que atesta a implementação de melhorias e o nível de maturidade da UTAD no que respeita aos Princípios de Excelência da CAF (Common Framework Assessment)”, sublinha a Pró-reitora para o Ensino e Qualidade da UTAD, Carla Amaral.

Este modelo de avaliação foi especificamente desenvolvido para ajudar as instituições do sector público dos países europeus a aplicar as técnicas de gestão de qualidade, melhorando o seu nível de desempenho e de prestação de serviços.

Pessoas, parcerias e recursos, processos e resultados da responsabilidade social foram alguns dos critérios em que os SASUTAD se destacaram. O relatório da DGAEP dá ainda nota de que os resultados orientados para os cidadãos/clientes e das pessoas representam oportunidades de melhoria.

A melhoria dos serviços que a UTAD presta à comunidade académica (alunos, colaboradores docentes e não docentes) e à comunidade externa com quem contacta são uma “permanente preocupação”, diz a Pró-reitora. Além de atestar a vontade de trabalhar em prol da qualidade, a atribuição deste selo internacional coloca a UTAD e os seus serviços de ação social entre as 28 organizações portuguesas que têm esta distinção”, conclui.

Com mais de uma centena de colaboradores, os SASUTAD incluem serviços de alimentação, alojamento, desporto, saúde e bem-estar, bolsas e outros apoios sociais. O processo para a obtenção do selo “Effective CAF User” foi financiado pelo COMPETE2020, Estado Português e Fundo Social Europeu, no âmbito de um Projeto de Modernização Administrativa – SAMA.