Em dois dias foram instaladas 50 camas, uma cantina, salas de convívio, de enfemagem e outras valências médicas

Em apenas dois dias o ex-CIFOP foi transformado em Centro de Acolhimento temporário para receber doentes COVID-19.
No espaço ocupado pelo ActiveGym substituiram-se as máquinas de treino por 50 camas distribuídas por camaratas masculina e feminina. Nas salas de aula de outros tempos instalaram-se salas de convívio e de enfermagem e salas para outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas ou psicólogos. A funcionar estará também um refeitório.
Valências que irão servir, em caso de necessidade, utentes provenientes de lares de idosos e outros equipamentos sociais, bem como provenientes de famílias de acolhimento.
Ressalve-se que todo o edifício é acessível, possibilitando a utilização de cadeiras de rodas ou macas.
O Centro resulta de uma parceria entre o Município de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Regimento de Infantaria nº 13.

Recorde-se que há dois dias a Câmara de Vila Real tinha anunciado estarem a ser preparadas 150 camas para acolher pessoas com covid-19 ou que necessitem de alojamento temporário, numa residência universitária e num outro edifício da academia transmontana.
Nesse sentido, salientou estarem a ser preparada a residência universitária de Codessais, para além do edifício do ex-CIFOP, ambos cedidos pela UTAD.
Nestes dois espaços ficarão disponíveis cerca de 150 camas, que tanto podem acolher pessoas com covid-19 ou outras que precisem de alojamento temporário.
O autarca disse que também a residência de Além Rio está preparada para “albergar profissionais de saúde que pretendam ali instalar-se, protegendo as suas famílias e a si mesmos”.
Depois, em caso de necessidade há ainda, segundo apontou o presidente da câmara, o evacuado Lar de Nossa Senhora das Dores que foi, entretanto, descontaminado por uma equipa do Exército.
A câmara lançou também uma bolsa de voluntariado que já possui 200 pessoas inscritas. Todos aqueles que tiverem condições e vontade para aderir a esta iniciativa poderão fazê-lo através do formulário disponível no site oficial do município.
A gestão destes recursos humanos será feita pelo Município, de acordo com as necessidades e o perfil dos voluntários, sendo ativados quando se justifique.
“Mas temos e continuamos a ter um problema”, avançou em declarações à Agência Lusa. “Continuamos a precisar de equipamentos de proteção individual, bem como de técnicos, médicos e enfermeiros especializados em concreto para tratarem da covid-19”, apontou.
Rui Santos considerou uma boa decisão do Governo a de realizar testes de despiste da covid-19 em todos os lares de idosos, um programa que arranca nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda.
Esta é uma operação conjunta entre os Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (que tutela os lares), articulada com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha e o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, que criou uma versão própria de um ‘kit’ de diagnóstico do vírus.
O autarca referiu que, “se tudo correr bem, nos próximos dias, também no distrito de Vila Real e em particular neste concelho, esses testes serão uma realidade”.
Neste território, os testes vão ser realizados numa colaboração com a UTAD.
Portugal regista hoje 187 mortes associadas à covid-19, mais 27 do que na terça-feira, e 8.251 infetados (mais 808), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O relatório da situação epidemiológica em Portugal, com dados atualizados até às 24:00 de terça-feira, indica que a região Norte é a que regista o maior número de mortes (95), seguida da região Centro (52), da região de Lisboa e Vale do Tejo (38) e do Algarve, que hoje regista dois mortos.
Relativamente a terça-feira, em que se registavam 160 mortes, hoje observou-se um aumento de 16,8% (mais 27).
De acordo com dados da DGS, há 8.251 casos confirmados, mais 808, um aumento de 10,8% face a terça-feira.
No que diz respeito ao concelho de Vila Real a DGS avança com 146 casos positivos com Covid-19. Um número que o presidente da Câmara corrige para 152 casos positivos, de acordo com notícia avançada pela Universidade FM.