Uma semana de férias a um nível superior para crianças e jovens

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) abre o seu “campus” para uma semana de férias desenhada para crianças e jovens de todo o país, sob o lema “DesEnvolve-te”.

A UTAD Júnior tem como objetivo desafiar os mais novos a desenvolver competências a nível científico, tecnológico e cultural estimulando, ao mesmo tempo, o envolvimento de todos na sociedade. Esta universidade de verão pretende também ser fator de promoção de uma educação que oriente na escolha de atitudes sustentáveis para o ambiente e saúde, pessoal e coletiva.

O programa, elaborado de acordo com as diversas faixas etárias, contempla mais de meia centena de desafios, que prometem muita curiosidade e muita adrenalina e que vão desde os segredos de plantas que crescem em garrafinhas, à descoberta da idade das árvores, passando pelo mundo fantástico e perigoso dos parasitas, as montagens cinematográficas, a inteligência dos robôs, os saberes práticos do socorrismo, jogos de tabuleiro, ser jornalista por um dia, entre muitas outras.

Os participantes que não sejam de Vila Real vão ficar alojados nas residências dos Serviços de Ação Social da UTAD, o que irá permitir conhecerem e experienciarem o ritmo e o espírito da vida académica.

A UTAD Júnior, com inscrições abertas até ao dia 22 de junho em https://universidade.verao.utad.pt/,decorrerá na semana de 26 a 30 de junho no campus da Universidade. É aberta a participantes dos 9 aos 16 anos e inclui um vasto leque de atividades pedagógicas, lúdicas e culturais. Esta universidade de verão é também promotora de convívio entre crianças e jovens de diferentes regiões.