Mundial será organizado pela AAUTAD em conjunto com a Federação Académica do Desporto Universitário e Reitoria da UTAD

Já é oficial. O Campeonato Mundial Universitário de Pentatlo Moderno 2020 vai ser realizado em Vila Real e terá a organização da Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD).
Os espaços que irão receber as provas ainda estão a ser definidos. O complexo desportivo da UTAD e a Nave de desportos, são apontados como possibilidades, mas em cima da mesa estão também o Pavilhão de Desportos de Vila Real e o Centro Hípico de Pedras Salgadas. Quanto à piscina para as provas de natação, que terá de ser de 25 metros de cumprimento, ainda estão a ser equacionadas algumas hipóteses, de acordo com a AAUTAD.
O presidente da AAUTAD, António Vasconcelos, congratula-se com a decisão da Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) “que considerou haver condições favoráveis à realização deste mundial em Vila Real, o que dá conta da confiança da FISU na nossa competência”, disse.
Pela primeira vez nos seus 30 anos de história a AAUTAD vai organizar um evento à escala mundial em conjunto com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) e a Reitoria da UTAD.
Em setembro de 2017 a AAUTAD apresentou a candidatura à FISU. Na semana passada recebeu em Bundapeste, na Hungria, onde decorreu este ano o campeonato, a bandeira que marca a passagem de testemunho para a organização do mundial 2020.
O Campeonato Mundial Universitário de Pentatlo Moderno envolve, como o nome indica, cinco modalidades: esgrima, natação, equitação e tiro e corrida combinados. Para 2020, em Vila Real, são esperados mais de duas centenas de pessoas, entre atletas e delegações das universidades participantes.