Receitas revertem para a ação social e servem para apoiar os novos estudantes.

Luís Cabral de Almeida, António Luís Cerdeira e João Brito e Cunha apresentaram a 10 de maio, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), as suas produções para o projeto vinhos “Alumni UTAD”, edição de 2019.

António Luís Cerdeira criou um Alvarinho Branco 2017, vinho que inclui “um pouco de todos os Alvarinhos que fizeram a aprendizagem da casta”. Mais do que o vinho que produz comercialmente é a visão do Alvarinho na sua globalidade colocada dentro de uma garrafa e que representa os 25 anos de enologia. Licenciado em Enologia pela UTAD, fez estágio na região da Borgonha. Natural de Melgaço, nasceu no mundo do vinho e da vinha e é um conhecedor profundo do Alvarinho. Atualmente é gestor e enólogo da empresa Soalheiro.

Luis Cabral de Almeida produziu um Tinto DOC Alentejano, colheita 2017 da Herdade do Peso, sub-região da Vidigueira. O vinho, intenso, complexo e atraente, é um blend de aromas desde o lado mais frutado até ao lado mais arbustivo. Contém as castas Alicante Bouchet, Touriga Nacional e Syrah. Licenciado em Engenharia Agrícola pela UTAD, dedicou-se à enologia tendo feito uma pós-graduação na Charles Stuart University, Austrália, e estágio na região de Bordeaux. Atualmente é Diretor de Enologia na Sogrape Vinhos, SA.

João Brito e Cunha produziu um Porto Vintage “arrojado e diferenciador”. Um vinho rico, complexo, com notas frutadas e florais, excelente estrutura e taninos, um final seco, fresco e mineral que conferem um excelente potencial para o envelhecimento em garrafa. “É um vinho pensado também para os novos alunos”. Descendente em linha direta de Dona Antónia Ferreira, a Ferreirinha, João Brito e Cunha, é licenciado em Enologia pela UTAD, iniciou a atividade profissional, na Cockburn’s, como trainee taster. Atualmente é produtor na Quinta de S. José e consultor de enologia na região do Douro.

A edição de 2020 do projeto vinhos “Alumni UTAD” ficará a cargo das enólogas e enólogo, também antigos estudantes da UTAD, Maria Serpa Pimentel (vinho tinto), Sandra Gonçalves, (vinho branco) e Carlos Agrellos, (vinho do Porto), tendo sido indicados, respetivamente, por Luís Cabral de Almeida, António Luis Cerdeira e João Brito e Cunha, seus antecessores.

A marca de vinhos de autor “Alumni UTAD” reúne, desde 2016, antigos estudantes da UTAD, conceituados criadores de vinhos, em torno de um projeto inovador em que, anualmente, três antigos estudantes da UTAD são responsáveis pela produção de um vinho tinto, um vinho branco e um vinho generoso.

A receita da venda dos vinhos reverte integralmente para os Serviços de Ação Social da UTAD.

Fonte: UTAD