Covilhetes e vinho da adega de Vila Real para degustar durante o encontro.

A Confraria do Covilhete de Vila Real vai realizar a terceira Entronização de novos Confrades, amanhã, 17 de junho.
O encontro está marcado para as 10 horas no adro da Capela de Nossa Senhora de Almodena, onde vai decorrer o convívio com os Pyjamantes, confrades parceiros na realização do evento deste dia.

Segue-se uma demonstração de confeção e degustação de covilhetes oferecidos pelos Confrades produtores, acompanhados pelos vinhos da Adega de Vila Real.
Pelas 12 horas decorrerá a Entronização dos novos Confrades da Confraria do Covilhete – CC.

Constituída no dia 20 de julho de 2015, em plena comemoração do Dia da Cidade de Vila Real, através da assinatura formal dos seus estatutos pelos 16 confrades fundadores, a Confraria do Covilhete – CC tem por missão a defesa, valorização, promoção e divulgação do covilhete e dos produtos culturais e gastronómicos que lhe estão associados: o barro de Bisalhães, a Feira de Santo António, o arroz de forno, o vinho e de um modo geral a gastronomia local e da região onde se insere.

As 20 de fevereiro de 2016 foram entronizados os primeiros Confrades de Honra e Confrades Fundadores nos Paços do Concelho de Vila Real. Cerca de 30 entidades e individualidades envergaram pela primeira vez o traje e as insígnias da organização. Além dos 16 confrades fundadores (entre os quais representantes de várias pastelarias e padarias que confecionam diariamente a iguaria), foram escolhidos, na reunião do “Primeiro Capítulo”, os primeiros Confrades de Honra convidados a integrar a organização.

Foram entronizados a Direção Regional de Cultura do Norte, a Câmara de Vila Real, a Turismo do Porto e Norte de Portugal, as juntas de freguesia de Vila Real e Mondrões, a Adega Cooperativa de Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e a Confraria dos Enófilos e Gastrónomos de Trás-os-Montes e Alto Douro, que apadrinhou a CCVR.

A segunda Entronização aconteceu a 11 de junho de 2016 na Torre de Quintela – Vila Marim, Vila Real.