Projeto tem em vista estimular a participação cívica dos jovens

Com o objetivo de incentivar os jovens a participarem na gestão pública local, o Município de Vila Real desenvolveu o projeto “Orçamento Participativo Jovem” (OPJ).

Esta nova forma de intervenção cívica consiste na apresentação de propostas e/ou projetos que incidam exclusivamente sobre áreas da competência municipal, como investimentos, manutenções, programas ou atividades que possam ser uma mais valia para o concelho.

O OPJ vem, deste modo, aproximar os jovens à autarquia vilarealense e, simultaneamente, estimular e envolvê-los, enquanto massa crítica fundamental, na defesa dos valores da democracia participativa. Ao mesmo tempo, procura promover o debate sobre algumas questões que vão ao encontro das expectativas e anseios da população mais nova, fomentando, assim, uma maior participação na comunidade local e na sociedade em geral.

Podem participar nesta iniciativa todos os cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos, residentes ou estudantes em Vila Real, através de propostas individuais ou em grupos informais. As mesmas poderão, de igual forma, ser apresentadas por Associações Juvenis.

As candidaturas deverão ser feitas até ao final do mês de dezembro de cada ano. Após a seleção e a aprovação da proposta vencedora, a mesma terá de ser implementada até ao final do mês de julho do ano seguinte.

Em 2017, ano de estreia, a entrega das candidaturas irá decorrer de 3 a 28 de abril, mantendo-se, no entanto, o prazo para a execução da ideia escolhida.